domingo, 4 de dezembro de 2016

SÁ & GUARABYRA - QUATRO (1979 - Som Livre)



01 - Sete Marias (Luiz Carlos Sá - Guttemberg Guarabyra)
02 - Wonder woman (Falso inglês) (Toninho Horta - Fernando Brant)
03 - Peixe voador (Luiz Carlos Sá - Guttemberg Guarabyra)
04 - Polaca mineira (Luiz Carlos Sá - Guttemberg Guarabyra)
05 - Pássaro (Luiz Carlos Sá - Guttemberg Guarabyra)
06 - Flora medicinal (Luiz Carlos Sá - Guttemberg Guarabyra)
07 - Vem queimando a nave louca (Luiz Carlos Sá - Guttemberg Guarabyra)
08 - Alucinante Alice (Luiz Carlos Sá - Guttemberg Guarabyra)
09 - Chão de poeira (Luiz Carlos Sá) / Cigarro de palha (Guttemberg Guarabyra)
10 - Chuva do campo (Luiz Carlos Sá - Guttemberg Guarabyra)
11 - Baquiá (Luiz Carlos Sá - Guttemberg Guarabyra)



SETE MARIAS

Sá (guitarra base) Constant (piano
acústico)/Beto Martins (guitarra solo)/Pedro
Jaguaribe (baixo)/Dominguinhos (sanfona)
Papete (percussão)/Nonato (bateria), apoio
vocal de Lucinha Turnbull, Fátima e Rosely,
arranjo de base de Jorge Omar; arranjo de
flautas e regência de Rogério Duprat.


WONDER WOMAN (FALSO INGLÊS)

Sá (violão de aço)/ Beto Martins (guitarra
base)/Toninho Horta (guitarras base e solo)
Pedro Jaguaribe (baixo)/Nonato (bateria);
apoio vocal de Clóvis, Fátima, Rosely, Muri
e Sá, arranjo de base de Toninho Horta,
arranjo vocal de apoio: Sá.


PEIXE VOADOR

Sá (violão de 12 cordas, guitarra base)/Guarabyra
(violão nylon)/ Beto Martins (guitarra solo)
Constant (piano elétrico e órgão hammond)
Pedro Jaguaribe (baixo)/Nonato (bateria);
apoio vocal de Clóvis, Zé Luis, Fátima e Rosely;
arranjo vocal de Guarabyra.


POLACA MINEIRA

Sá (viola caipira)/Guarabyra (pandeiro de
reis)/Beto Martins (violão de aço)/Constant
(piano elétrico)/Pedro Jaguaribe (baixo)
Papete (percussão)/Nonato (bateria); apoio
vocal de Olívia, Lucinha Turnbull e Lize Bravo,
vocalise final de Olívia; arranjo vocal de Jorge
Omar e arranjo de base de Guarabyra; arranjo
e regência de orquestra de Rogério Duprat.


PÁSSARO

Sá (viola caipira)/Guarabyra (violão de nylon)
arranjo vocal de Guarabyra.


FLORA MEDICINAL

Sá (guitarra base)/Beto Martins (guitarras
base e solo)/Constant (clavinete)/Pedro
Jaguaribe (baixo)/Papete (percussão &
efeitos)/Nonato (bateria); vocal de apoio com
Clóvis, Zé Luis, Sá, Guarabyra, Fátima, Rosely
e Lucinha Turnbull; arranjo de base por Jorge
Omar; arranjo e regência de orquestra por
Rogério Duprat.


VEM QUEIMANDO A NAVE LOUCA

Sá (guitarras leslie e base)/Guarabyra
(guitarra base)/Beto Martins (guitarra solo)
Constant (piano elétrico, piano yamaha,
clavinete)/Pedro Jaguaribe (baixo)/Papete
(percussão & efeitos)/Nonato (bateria)
Franjinha (“motor” da nave louca), apoio vocal
de Clovis, Fátima e Rosely; arranjo vocal de Sá.


ALUCINANTE ALICE

Constant (piano acústico)/Beto Martins
(guitarra)/Pedro Jaguaribe (baixo)/Nonato
(bateria); arranjo e regência de orquestra por
Rogério Duprat.


CHÃO DE POEIRA
CIGARRO DE PALHA

Sá (viola caipira) Guarabyra (viola em sol)
Beto Martins (violão de aço e guitarra slide)
Constant (piano acústico e órgão hammond)
Dominguinhos (sanfona)/Pedro Jaguaribe
(baixo)/Papete (percussão & efeitos)
Nonato (bateria); apoio vocal pelo coral da UGF,
arranjo para orquestra, coral e regência por
Rogério Duprat; arranjo vocal para Sá e Guarabyra
e arranjo de base por Jorge Omar.


CHUVA NO CAMPO

Sá (guitarra oitavada)/Guarabyra (violão)
Beto Martins (guitarra base e solo)/Constant
(piano acústico)/Pedro Jaguaribe (baixo)
Nonato (bateria); arranjo vocal e de base por
Guarabyra; arranjo e regência de orquestra
por Rogério Duprat.


BAQUIÁ

Guarabyra (violão)/Beto Martins (guitarra)
Constant (órgão hammond)/Pedro Jaguaribe
(baixo)/Nonato (bateria)/Papete (percussão);
vocal de apoio por Olívia, Lucinha Turnbull e
Lize Bravo; arranjo vocal e de base por
Guarabyra



SÁ & GUARABYRA QUATRO foi gravado de
outubro de 78 a junho de 79 nos estúdios
da Vice Versa (São Paulo) e da Sigla (Rio de
Janeiro). Direção de Produção: Guto Graça
Mello/Direção Artística e de Estúdio: Renato
Viola/Produção executiva de Luiz Carlos
Sá/Assistência de Produção: Yara Vidal
Técnicos: Renato Viola, Wilson e Ricardo
Franjinha (SP) – Andy Mills, Celio Martins, Don,
Braz, Edu e Nestor (RJ) Auxiliares de Estúdio:
Ferreira & Stipankovic (SP) – Sergio Luiz,
Antonio Carlos, Jorge, Felipe e João Maria (RJ)
Direção de Mixagem: Renato Viola/Técnicos
de Mixagem: Renato Viola e Ricardo Franjinha
Capa: layout de Gernot Stiegler com fotos de
Ella Durst/Coordenação de capa por Vera
Roesler.
Orquestra arregimentada por João Luzze,
com a participação dos seguintes músicos:
Pareschi (spalla), Michel, Nathercia, Stanislaw,
Bernardo, Virgilio, Lana e Bordinhão (violinos)
Stephany e Jandovy (violas)/Iberê e Alceu
(cellos)/Maurilio e Barreto (pistons)/Norato e
Jessé (trombones)/Svab e Toninho (trompas)
Celso, Lenir e Franklin (flautas)/Mazinho
(clarinete) e Lumumba (fagote).


Este disco nasceu do chamado choque
cultural sentido por um baiano de Bom
Jesus da Lapa e um carioca de Vila Isabel
diante da imensidão da Paulicéia onde
foram morar. Daí a saída do sertão depois
de visitar as sete marias, a passagem pelos
mineiros, a chegada no verão, o vôo, a
selva, o desamparado lixo espacial
desabando em cima da alucinada Alice.
E afinal, a volta pelo chão de poeira,
a chuva do campo na cara e a chegada no
Baquiá, onde se planta sem destruir nem
arrancar a raiz da mata. Hoje estamos aí
no meio duma e doutra fumaça e mato,
cimento e terra.


S & G


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