quinta-feira, 12 de abril de 2012

BANDA ELISA




TEXTO EXTRAÍDO DO MYSPACE DA BANDA

"Fechem o almanaque. Receitas prontas não servem para qualificar a banda Elisa - composta por Pedro Yuri, vocal, violão e banjo; Saulo Nascimento, teclados, programações e vocais; Matheus Ferreira, baixo e vocais; e Fabinho Espinhaço, bateria. A sonoridade dos rapazes, no seu ep O Quarto dos Fantasmas, tem caminho muito próprio e bastante diferente do que se vê no cenário aracajuano (da distante Sergipe) ou mesmo na cena nacional hoje.
A guitarra foi aposentada. Um violão médio-grave assumiu seu lugar e procura riffs mais pops, mais próximos de uma digitação new rave. Mais dançante. O curioso nisso é o contraste disso com alguns elementos psicodélicos como se vê na faixa "Os sete pilares (dos sete mares)". Ou mesmo na faixa "Quando ela foi embora". A brincadeira continua com os pianos elétricos que compõem a sonoridade da banda e que evocariam um som mais blasé ou mais cult/indie. Nada disso. Um uso até certa medida mais agressivo dá a sonoridade do piano algo novo. É o exemplo de "Floriza" ou de "Helicópteros". Em outros momentos, o teclado assume distorções e efeitos espaciais que fazem cama para o canto e para o violão. Mas talvez sonoramente o mais curioso seja a bateria. Um caso à parte no que se vem fazendo no rock "brazileiro". As batidas têm células fortes, vibrantes, dançantes até. Mas são longas, não marcam ritmo, se expandem junto com o baixo criando uma languidez, uma ausência de pressa. Isso desnorteia e comove. Que se ouça a pungente "Retour" ou a delicada "Sobre uma canção de ninar". As letras dessa musicalidade pós-new rave falam de pessoas e inquietações. De amores que se vão, de fantasmas presos à vida, atados a uma relação mal resolvida. Falam também de perdas, de descrença, da maldade que há na bondade - da bondade que há na maldade. As letras falam sobre aquilo que nos atinge e que às vezes nos alegra. Bem-vinda a feminina Elisa e o seu Quarto dos Fantasmas. Uma viagem pelo pop bem-feito (para não ficar sem uma comparação sonora: LCD Sound System). Uma visita às sonoridades da new rave sem compromisso de se filiar a nada especificamente. "


Em 2011, a banda sergipana ELISA lançou um single, produzido por Fabricio Rossini (guitarrista da "Nantes", também de Sergipe), com a regravação de "RETOUR" e o registro de "DIA CHUVOSO". Recentemente, lançou a música "Valsa de Clementine", também disponível em vídeo-clipe dirigido por Werden Tavares. O grupo tem como principais influências musicais Mew, Radiohead, Guillemots, The Cure e Keane.

Quem quiser ler sobre o EP "Retour/Dia Chuvoso" : http://bandaelisa.tnb.art.br/

Video clipe da música "Valsa para Clementine" :


Integrantes:
Pedro Yuri - Voz, violão, sintetizador e banjo
Saulo Nascimento - Teclado, sintetizador e vocal
Matheus Ferreira - Baixo e vocal
Fabinho - Bateria
Alisson Couto - Trombone e controladores

Discografia :
- O Quarto dos Fantasmas (2009) - EP
- Retour/Dia chuvoso (2011) - EP





Nenhum comentário:

Postar um comentário